Dois dossiês estão com chamadas abertas para artigos com temáticas relacionadas à maternidades

Dois dossiês estão com chamadas abertas para artigos e outros materiais com temáticas relacionadas à maternidades. Um deles na Revista Feminismos, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Outro na Revista Mundaú, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O dossiê da Revista Feminismos tem como título “Justiça reprodutiva: maternidades e violências”, é organizado pelas pesquisadoras Fabiane Simioni (FURG), Paula Pinhal de Carlos (UNILASALLE) e Claudia Regina Nichnig (UFGD). O prazo para envio dos artigos é até 20 de março.

“A proposta visa reunir artigos que discutam os desdobramentos sociojurídicos da justiça reprodutiva tanto na ordem normativa brasileira quanto internacional, em especial no sistema interamericano de proteção dos direitos humanos. É relevante olhar para os sistemas normativos nacional e internacional, na medida em que não estão imunes ao racismo estrutural quando conectados com um ideário de preservação da pureza de um determinado tipo ideal de nação e de maternidade/parentalidade”, diz trecho da chamada.

Já o dossiê da Revista Mundaú abrange além de artigos, encartes visuais, resenhas e entrevistas. Com o título “Maternidades, práticas de cuidado e Tecnologias de governo”, é organizado pelas pesquisadoras Débora Allebrandt (UFAL) e Alessandra Rinaldi (UFRRJ). O prazo para submissão foi prorrogado para 31 de janeiro.

“Nesse dossiê buscamos receber trabalhos que explorem efeitos e comparações das relações entre maternidades, práticas de cuidado e tecnologias de governo. Esperamos artigos que dialoguem com as mais variadas formas de constituição maternidade e filiação, explorando de forma crítica com processos de “desromantização” da maternidade, adoção e práticas de cuidado”, explica a chamada.

Para mais informações acesse:

Revista Feminismos: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/announcement/view/741

Revista Mundaú: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau/announcement/view/261

Imagem de capa: créditos da imagem