Pesquisadora da Rema publica artigo no portal GGN sobre mães de vítimas da violência de Estado
Texto trata sobre pesquisas desenvolvidas com coletivos da Rede Nacional de Mães e Familiares contra o Terrorismo de Estado
Após série de artigos escritos por pesquisadoras da REMA publicados no Le Mondè Diplomatique Brasil e na coluna do Brasil de Fato, a rede encerra o Mês das Mães com mais um artigo publicado no portal GGN. O texto, assinado por Lucía Eilbaum, coordenadora da REMA, está publicado na coluna do portal destinada ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), que a pesquisadora também integra.
No texto intitulado “‘Não tem mais onde furar’: as mães de vítimas da violência de Estado entre o tiro da polícia e o tiro do judiciário”, Lucía trata sobre as pesquisas desenvolvidas com coletivos que integram a Rede Nacional de Mães e Familiares contra o Terrorismo de Estado e o processo de compor uma relação de confiança e interlocução, de acolhimento mútuo, de troca de experiências e saberes com as mulheres que estruturam esses movimentos sociais.
A partir da experiência de pesquisa e de três casos que se aproximam pelas características das vítimas e das violências cometidas pelo Estado através do Judiciário e da polícia, a pesquisadora trata sobre as “formas sistemáticas de produzir mortes por parte do Estado, em territórios pobres, periféricos, contra a população negra”. Também sobre as várias dimensões se destacam em torno da luta por “verdade, justiça, memória e reparação”.
Leia o artigo completo e compartilhe.
Imagem de capa: créditos da imagem
Notícia anterior