Em artigo publicado no blog da Revista Dilemas, pesquisadora da REMA trata sobre aborto legal no Brasil

Texto é assinado por Débora Allebrandt, em parceria com as pesquisadoras Luciana Hartmann, Rocío Bravo Shuña e Vanessa Paula Ponte 


A pesquisadora da
Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA), Débora Allebrandt, em parceria com as pesquisadoras Luciana Hartmann, Rocío Bravo Shuña e Vanessa Paula Ponte, publicou um artigo em que discute os limites e alcances do aborto legal no Brasil. 

O texto foi publicado na seção especial (blog) “Dilemas: Reflexões” da “Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, editada pelo Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Ao longo do artigo, intitulado “Os limites e alcances do aborto legal: Um olhar a partir dos direitos das meninas e mulheres”, as pesquisadoras tratam sobre o projeto de lei (PL) nº 1904/2024, que não diferencia aborto legal de aborto inseguro e equipara ambos a homicídio. O PL teve sua tramitação em caráter de urgência aprovada pelo Parlamento brasileiro em meados de junho.

“Como professoras e pesquisadoras feministas, lutamos pela descriminalização do aborto, cujo mote é ‘Nem presa, nem morta’. A importância de retirarmos essa pauta de uma agenda que criminaliza o aborto reside em reenquadrá-la como questão de saúde pública, relacionando-a devidamente ao acesso à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres”, argumentam as autoras em trecho do texto.

Esse artigo, assim como outras diversas produções das pesquisadoras da REMA, estão disponíveis aqui no site também na aba produções.

Acesse, leia e compartilhe o artigo completo.

Imagem de capa: Mídia Ninja

Skip to content