Pesquisadoras da REMA participam de roda de conversa e conduzem entrevistas para podcast da rede

Podcast “Maternidades ameaçadas” estará disponível em breve aqui em nosso site e nas principais plataformas de áudio

Nesta semana, as pesquisadoras da Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA) deram continuidade a atividades de pesquisa, de compartilhamento de experiências e de gravação de entrevistas para compor a série “Transformando casos em causas” do podcast “Maternidades Ameaçadas”, produzido pela rede.

Na última terça-feira (27), as pesquisadoras conduziram, como convidadas, a Roda de Mulheres, organizada no Centro Municipal de Saúde Renato Rocco, no bairro Jacaré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Além da REMA, participaram profissionais da saúde, mulheres que moram no bairro e nossa parceira Ivanir Mendes de Sousa, da Rede Nacional de Mães e Familiares contra o Terrorismo do Estado.

As conversas giraram em torno de experiências diversas sobre maternidades, direitos e violências; troca de saberes, além de uma confraternização com o acolhedor lanche preparado pela Ivanir. A REMA tem procurado participar e organizar essas rodas para a troca e acolhimento com e entre mulheres, estimulando espaços de fala e escuta coletivos.

Além disso, as pesquisadoras também conduziram as gravações de entrevistas que irão compor episódios do podcast da REMA – em breve disponível aqui em nosso site e nas principais plataformas de áudio. As gravações foram feitas no Estúdio de Podcast da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, e no Laboratório Estúdio Multimídia Multiusuário do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (LEMI-INCT-InEAC-UFF) em Niterói (RJ).

Continue acompanhando as novidades da REMA.

Imagem de capa: Divulgação/ REMA