Evento que debate encarceramento e saúde pública tem conteúdo disponível online

Entre os organizadores do evento estão pesquisadoras da Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas (REMA)

O evento “Entre as grades do cárcere e os portões da Saúde Pública” pode ter a programação completa acessada pelo Youtube. Isso porque as mesas foram gravadas durante transmissão ao vivo e agora estão disponíveis em formato de vídeos.

Sediado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), em parceria com Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e  a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o evento aconteceu entre os dias 22 e 23 de agosto.

O objetivo dos debates foi tratar de questões relacionadas à raça/etnia, gênero, saúde, sistema prisional e seus mecanismos de punição e os movimentos sociais de resistência, discutindo as imbricações entre o sistema público de saúde e o sistema carcerário.

As mesas tiveram como tema: “Saúde, cuidado e cárcere: perspectivas feministas abolicionistas” e “Encarceramento e saúde pública: dinâmicas de produção de sofrimento”.

Promovido e organizado pela parcela 5 do projeto Cosmopolíticas do Cuidado no Fim-do-mundo, o evento contou ainda com a parceria entre as pesquisadoras da Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas (REMA), o Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde Pública (CPAS) e o Coletivo de Pesquisa e Extensão ILHARGAS.

Imagem de capa: Reprodução/ Redes sociais