No mês das crianças, coluna da REMA debate maternidades de mulheres com trajetória de rua e seus filhos

A coluna da REMA no Brasil de Fato é um espaço abastecido mensalmente com textos das pesquisadoras da rede

 

Neste mês de outubro, em que se comemora o dia das crianças no Brasil, pesquisadoras da Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA) debatem a importância dos cuidados e da defesa dos interesses e direitos das crianças no artigo do mês da coluna no jornal Brasil de Fato.

O texto, assinado pelas pesquisadoras Patricia Beretta Costa, Caroline Silveira Sarmento e Taniele Rui, tem como títuloO desfazer de famílias nas ruas: maternidades e infâncias destituídas”.

Partindo do tema e das pesquisas realizadas pelas autoras em torno das maternidades de mulheres com trajetória de rua e seus filhos, elas destacam a data como um convite a refletir sobre as desigualdades expressas nas diferentes possibilidades de ter e de cuidar de um filho e nas diversas maneiras de ser criança.

“Com este artigo, no mês dedicado a comemorar a infância, buscamos observar o avesso da relação mãe-criança, idealizada no tecido social. As mães e filhos que aqui enfocamos sentem na carne como opera a desigualdade social, racial e de gênero que impera em nosso país”, dizem em trecho do texto.

Acesse e leia o artigo completo. 

Imagem de capa: Tânia Rego/Agência Brasil

Skip to content