cursos

A REMA organiza e participa de diversos cursos de formação e capacitação a fim de promover a discussão ampla sobre o direito às maternidades e as violações a ele atreladas. Os cursos envolvem pesquisadoras da nossa Rede, de outros grupos de pesquisa, gestores públicos, ativistas e mulheres cujas maternidades foram ameaçadas, propondo uma troca de saberes e experiências diversas.

cursos realizados

Maternidades e violências: fortalecimento do direito à saúde e redes de acolhimento

Nos últimos anos, uma variedade de estudos e narrativas têm registrado e denunciado diferentes tipos de violências praticadas contra mulheres em suas experiências de maternidade no Brasil. Essas violências dirigem-se sobretudo a mães cuja maternidade encontra-se em situação de vulnerabilidade, incluindo diferentes grupos tais como mulheres em situação de pobreza, negras, indígenas, migrantes, em situação de rua, moradoras de favelas, entre outras. Pensando nisso, a “Rede Transnacional de Pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas” (REMA/CNPq) que reúne pesquisadoras, mães e movimentos sociais em parceria com o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), refletem através deste curso sobre tais situações, buscando promover, através da apresentação de experiências, saberes e vivências diversas, um diálogo sobre as desigualdades no direito de maternar e as consequências de sua violação para mulheres e seus familiares, especificamente no que tange ao acesso ao direito à saúde e a redes de acolhimento durante e após essas experiências.

Coordenadoras: Laura Lowenkron (UERJ), Lucía Eilbaum (UFF), Natália Fazzioni (UFRJ).

Carga horária: Curso online com total de 17 horas.

Maternidades destituídas, violadas e violentadas

A disciplina “Maternidades Destituídas, violadas e violentadas” foi oferecida pelas professoras Lucía Eilbaum, Laura Lowenkron e Natália Fazzioni, integrantes da REMA, em uma parceria entre o IMS/UERJ e o PPGA/UFF, para alunas de mestrado e doutorado. Nela, percoremos uma bibliografia introdutória sobre maternidades e desigualdades e abordamos os três eixos do projeto: violência obstétrica, violência de Estado e destituição do poder familiar. Entre as alunas também participaram diversas integrantes da REMA e outras pesquisadoras interessadas no tema. Além de professoras da rede convidadas tais como Janaína Gomes, Ariana Alves, Caroline Sarmento e Débora Allenbrandt.

Professoras: Laura Lowenkron (UERJ), Lucía Eilbaum (UFF), Natália Fazzioni (UFRJ).

Período: Curso presencial ministrado durante agosto e dezembro de 2023.

Skip to content