Dossiê sobre maternidades e práticas de cuidado é publicado pela revista Mundaú
Publicação foi organizada por pesquisadora da REMA e tem capa feita a partir de oficina de colagens coletivas da rede
O dossiê “Maternidades, práticas de cuidado e tecnologias de Governo”, organizado por Débora Allebrandt, pesquisadora da Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA), e Alessandra Rinaldi foi publicado pela Revista Mundaú, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A imagem da capa é uma colagem do “Encarte Visual: Composições Coletivas da REMA”, composta a partir da oficina de cartografia, ministrada pela professora e pesquisadora Juliana Farias, em 2023, no âmbito da REMA.
O dossiê trata sobre um panorama dos desafios que as pesquisadoras encontraram no campo de pesquisa sobre maternidades, tanto teórica quanto metodologicamente.
Isso porque, segundo as organizadoras do dossiê argumentam na apresentação da publicação, “pesquisar e conhecer os desafios das maternidades é também confrontar nossas experiências, anseios e vivências relacionadas ao maternar, afinal, somos filhas, netas e, eventualmente, nos tornamos mães”.
As violências que envolvem a maternidade, atreladas à governança reprodutiva e às violências perpetradas pelo Estado, também são assunto do dossiê. Embora compartilhem a preocupação com as maternidades, os artigos reunidos podem ser divididos em duas ênfases: gestão dos corpos e cuidados e afetos em processos de dissociação.
Imagem de capa: Divulgação
Notícia anterior