equipe
As pesquisadoras da REMA estão vinculadas a diversas universidades e estados do Brasil (AM, PE, AL, BA, RJ, SP, RS, SC, DF), da Argentina e dos Estados Unidos.
A equipe contempla pesquisadoras em diferentes estágios de formação e oriundas de disciplinas e saberes diversos: antropologia, direito, enfermagem, saúde coletiva, doulagem, sociologia, entre outras.
sudeste
Alice Magalhães Ribeiro
lattes | alicemagalhaesribeiro@gmail.com
Mestra em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, integrante do Grupos de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades – GEPADIM/UFF e pesquisadora vinculada ao INCT-Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos/UFF. Coordenadora do Laboratório Escola de Pesquisa em Iniciação Científica (LEPIC). Integrante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA).
Ariana Oliveira Alves
lattes | a211072@dac.unicamp.br
Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e pesquisadora no Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu da Unicamp. É mestra em Antropologia Social pelo PPGAS/Unicamp. Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos de gênero e suas interseccionalidades, direitos reprodutivos e sexuais, população em situação de rua, processos de Estado e documentos.
Camila Belisario
lattes | camilabelisario@id.uff.br
Doutoranda e Mestre em Antropologia pelo PPGA/UFF. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela ECO/UFRJ. Integrante do Grupo de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM/UFF). Atualmente pesquisa o tratamento do judiciário em casos de violência de gênero, especialmente nos crimes de violência doméstica e feminicídio.
Camila Fernandes
lattes | fernandesv.camila@gmail.com
Realiza pós-doutorado no Programa de Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ). Professora substituta (PPGA/UFBA). Doutora em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ. Mestra em Antropologia (PPGA/UFF). Graduação em Serviço Social (ESS/UFF). É autora do livro: “Figuras da causação: as novinhas as mães nervosas e mães que abandonam seus filhos” (Editora Telha). Pesquisadora associada ao NuSEX – Núcleo de estudos em Corpos, Gênero e Sexualidades (UFRJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de Gênero, Sexualidades, Raça, Maternidades, Cuidados, Águas, Favelas e Violência de Estado.
Evelyn Perrucho
lattes | eperrucho@id.uff.br
Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades – GEPADIM/UFF. Faz parte do projeto de pesquisa como bolsista, pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (PROEX), sobre “A situação das crianças e adolescentes atendidos pelo Conselho Tutelar de Niterói”.
Giorgia Carolina do Nascimento
lattes | gcdnascimento@gmail.com
Faz doutorado direto pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas. É bacharel (2017) e licenciada (2018) em Ciências Sociais pela mesma universidade. Fez estágio doutoral (BEPE-FAPESP) pelo Programa Académico de Doctorado en Salud da Universidad del Valle (CO). Trabalha com Antropologia da Saúde e tem interesse pelas temáticas de parto, maternidades, diferenças, justiça reprodutiva e saúde da população negra.
Janaína Teresa Gentili
lattes | jatear@gmail.com
Mestra em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Advogada. Docente. Contadora de Histórias. Doula. Autora da Cartilha “Gestação, Parto e Puerpério: Conheça seus Direitos” e co-autora do “Pequeno Manual Antirracismo Obstétrico”. Integra o Conselho Deliberativo da Comissão Especial de Combate à Violência e ao Racismo no Ambiente Obstétrico da ‘MãeData’, Vereadora Thaís Ferreira, Rio de Janeiro/RJ. Pesquisa violências de gênero, racismo e agência feminina negra com ênfase nos direitos sexuais e reprodutivos.
Júlia Palucci
lattes | juliavianapalucci@id.uff.br
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF) e integrante do Grupo de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades – GEPADIM/UFF. Possui graduação em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Juliana Farias
lattes | farias.ju@gmail.com
Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Ciências Sociais pela UERJ (2004), com mestrado pelo PPCIS/UERJ (2007) e doutorado pelo PPGSA/UFRJ (2014). Realizou pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/UNICAMP (Bolsa FAPESP 2018-2021) e no PPCIS/UERJ (Bolsa PNPD/CAPES 2015-2018).
Laura Lowenkron
lattes |lauralowenkron@gmai.com
Professora do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde do Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Doutora e Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado pelo Núcleo de Estudos de Gênero PAGU (UNICAMP). É coordenadora executiva do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).
Letícia Maria Gil de Freitas
lattes | gilleticiamaria@gmail.com
Doula, mestranda em Antropologia na Unicamp. Atua junto à Amparar: Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as e à Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo. Além da Rede Transnacional de Pesquisa sobre Maternidades Destituídas, Violada e Violentadas, compõe também o Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e a pesquisa Cosmopolíticas do Cuidado no Fim-do-Mundo, coordenada pelo professor José Miguel Nieto Olivar na mesma faculdade.
Letícia Sales
lattes | leticia-sales@hotmail.com
Doutoranda em Antropologia pelo PPGA/UFF. Possui Mestrado e Bacharelado em Ciências Sociais pela UFRRJ (PPGCS/DCS). Integrante do Grupo de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM/UFF). Pesquisa maternidade no cárcere, com temáticas sobre moralidades, práticas de justiça, violência de gênero, direitos humanos, direitos reprodutivos e família.
Lucia Eilbaum
lattes | luciaeilbaum@id.uff.br
Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e Professora dos Programas de Pós-graduação em Antropologia e de Justiça e Segurança, da Universidade Federal Fluminense. Doutora e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e graduada Ciências Antropológicas pela Universidad de Buenos Aires. É coordenadora do Grupos de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades – GEPADIM/UFF e pesquisadora do INCT-Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos/UFF. Integra a Comissão de Direitos Humanos da ABA.
Maria Clara Monteiro Souza
lattes | monteiromclara.99@gmail.com
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública na ENSP/ Fiocruz. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência com ênfase em Psicologia e Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, saúde mental, violência policial/ de Estado, Direitos Humanos, interseccionalidade e mulheres.
Mariana Pitasse Fragoso
lattes | marianapitasse@id.uff.br
Pesquisadora de pós-doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM). Doutora em Antropologia (PPGA-UFF), sou também mestre em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF) e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFF. Tenho experiência como repórter, subeditora e editora de jornais como o Brasil Econômico e o Brasil de Fato.
Marilha Gabriela Garau
lattes | marilhagarau@gmail.com
Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais (PPGSD/UFF). Mestre em Direito Constitucional (PPGDC/UFF). Mestre em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade de Málaga. Advogada. Integrante da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB/RJ. Pesquisadora associada ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-inEAC) e ao Grupo de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM/UFF). Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado (PDR10-FAPERJ).
Marina Nucci
lattes | marinanucci@gmail.com
Professora adjunta do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Pesquisadora vinculada ao Centro Latinoamericano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM). Realiza pesquisas na área de gênero, medicalização e estudos sociais da ciência.
Natália Brandão
lattes | nataliabbrandao@gmail.com
Doutora e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF). Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado do INCT – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos/UFF. Integrante do Grupo de Etnografias em Antropologia do Direito e das Moralidades – GEPADIM/UFF.
Natália Helou Fazzioni
lattes | nataliafazzioni@gmail.com
Doutora em Antropologia Cultural pelo PPGSA/IFCS (UFRJ, 2018), mestre em Antropologia Social pela USP (2012) e graduada em Ciências Sociais pela Unicamp (2009). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado Jr. do Projeto REMA (Rede Transnacional de Pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas) contemplado pelo Edital Pró-Humanidades do CNPq.
Nayra de Oliveira
lattes | nayra_oliveira@id.uff.br
Graduanda em Antropologia, na Universidade Federal Fluminense- UFF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia do Direito e das Moralidade (GEPADIM) que integra o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), com sede na Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de Iniciação Científica do projeto REMA, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no edital Pró- Humanidades.
Patricia Beretta Costa
lattes | patricia.beretta@live.com
Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP), Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Política e Sociedade da Universidade de São Paulo – Instituto de Psicologia, coordenadora do coletivo Casa Aberta em São Paulo, professora da pós-graduação em saúde e psicanálise do Hospital Israelita Albert Einstein e pesquisadora da REMA (Rede Transnacional de Pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas).
Stephania Klujsza
lattes | stephania.klujsza@gmail.com
Doutora em Antropologia pelo PPGA/UFF (2019), mestre em Antropologia (2014) pelo mesmo programa, graduada em Ciências Sociais pelo IH/UCAM. Atualmente é pós-doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ e pesquisadora vinculada ao INCT-InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos)/UFF.
Tamara Vicaroni da Silva
lattes | tamaravicaroni@gmail.com
Mestranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Psicóloga (UFF). Membro do Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense (OBDHSF) situado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) no Pólo Universitário de Volta Redonda (UFF-PUVR). Pesquisa Maternidades Destituídas e seus atravessamentos na Saúde Mental.
Taniele Rui
lattes | tanieler@unicamp.br
Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. Autora de “Nas tramas do crack: etnografia da abjeção” (Antropologia Hoje/Terceiro Nome, 2014) e co-organizadora de Novas Faces da Vida Nas Ruas (Coleção Marginalia/Edufscar, 2016). Tem se dedicado a pesquisas de vidas e situações limites, nas interfaces entre rua, drogas e dispositivos de gestão, controle, cuidado e assistência.
Tássia Áquila
lattes | tassiaquila@gmail.com
Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS-UERJ). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFRJ) e em Ciências Sociais na mesma universidade. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em: direitos humanos, favelas, violência, Estado, interseccionalidade e diferença.
Ueslei Solaterrar
lattes | uesleisolaterrar.17@gmail.com
Psicólogo (UFBA), residência em saúde mental (IPUB/UFRJ). Mestre e doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) com estágio na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha. Implantou e foi diretor do CAPS III Casa Azul em Mesquita-RJ. Atual Supervisor clínico-institucional da RAPS de Queimados-RJ. Professor de Psicologia da UNESA. Dedica-se a pesquisas em saúde mental e atenção psicossocial na interface com o tema das maternidades destituídas, raça,classe,gênero e sexualidade.
nordeste
Débora Allebrandt
lattes | debora.allebrandt@ics.ufal.br
Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, possui graduação em Ciências Sociais (2005) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É doutora em Antropologia pela Université de Montréal (2013) e realizou estágio de pós-doutorado junto ao PPGAS -UFRGS entre 2013-2015. Tem desenvolvido trabalhos que convergem entre parentesco e ciência, como a busca das origens biogenéticas de adotados e filhos de doadores de gametas. Em seus projetos mais recentes desenvolve pesquisas na interface entre saúde e maternidade.
Débora Brandão
lattes | debibrandaolm@gmail.com
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2023). Psicóloga clínica e mediadora de grupos, com formação e atuação nas áreas da perinatalidade e parentalidade.
Nicole Karen dos Santos Lima
lattes | nicole.lima@ip.ufal.br
Graduanda no bacharelado de Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista CNPq e pesquisadora do MANDACARU – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos.
Raquel Lustosa
lattes | lusraquel@gmail.com
Doutoranda e Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2016). É pesquisadora e analista de litígio estratégico da ANIS – Instituto de Bioética e Direitos Humanos. Integra o núcleo de pesquisa do FAGES (Família, Gênero e Sexualidade) da UFPE. Tem interesse em temas relacionados à antropologia da saúde, direitos humanos, bioética e justiça reprodutiva.
Vivyan Alexya Ferreira de Barros Amorim
lattes | vivyanfbamorim@gmail.com
Graduada bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora do MANDACARU – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos.
Yrla Rafaela Lima Silva
lattes | yrla.silva@ics.ufal.br
Graduanda no bacharelado de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista CNPq e pesquisadora do MANDACARU – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos
Telma Low Silva Junqueira
lattes | telma.low@ip.ufal.br
Professora adjunta do curso de psicologia da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, professora colaboradora do Mestrado em Psicologia da UFAL. Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, especialista em Psicologia Social Comunitária, mestra em “Género y Políticas de Igualdad” e doutora em “Estudios de Género”, ambos cursos vinculados ao Institut Universitari d’Estudis de la Dona / Universitat de València-España. Doula em formação pela Ciranda do Bem cuidar – Maceió/Alagoas.
centro-oeste
Irene do Planalto Chemin Pimentel
lattes | irenedoplanalto@gmail.com
Antropóloga e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Produtora de podcast no Mundaréu, um podcast de Antropologia – Depto. Antropologia/UnB e LABJOR – Unicamp. Produtora de podcast no Se o grileiro vem, pedra vai. Tem interesse em educação, antropologia da criança e do adolescente, assim como na aliança com as artes e tecnologias para a popularização da ciência.
Natália Almeida Bezerra
lattes | natalia.almeida.unb@gmail.com
Possui graduação/licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2011), pós-graduação em Direito Público pelo Instituto IMP e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2017). Encontra-se finalizando o doutorado em Antropologia (PPGAS/UnB). É servidora pública na área de gestão de políticas públicas, atuando na infância e juventude em conflito com a lei.
Paula Guimarães Gratão
lattes | paulaggratao@gmail.com
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM/UnB. Integrante do RAJ – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Raça, Juventude e Violência. Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade pelo CEAM/UnB. Bacharel em Antropologia – Ciências Sociais pela Universidade de Brasília.
Rosamaria Giatti Carneiro
lattes | rosagiatti@yahoo.com.br
Professora Associada II do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa dos Estudos Comparados sobre as Américas (UnB). Pós-Doutora em Antropologia Social (UFPB). Doutora em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp). Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Especialista em Gênero e Psicanálise (UNSAM-Argentina). Coordenadora do Coletivo de Antropologia e Saúde Coletiva (CASCA-UnB). Editora da Interface. Comunicação, Educação e Saúde (Unesp).
sul
Caroline Silveira Sarmento
lattes | caroline.sarmento@gmail.com
Doutoranda e Mestra em Antropologia Social (UFRGS). Licencianda em Ciências Sociais, bacharela em Ciências Sociais e em Biblioteconomia (UFRGS). Integra a Rede Internacional Anthera de Pesquisa Sobre Família e Parentesco. Atua como colaboradora-militante do Jornal Boca de Rua. Desenvolve pesquisas com a população em situação de rua, nas temáticas de gênero, maternidades, direitos reprodutivos, direitos humanos, políticas públicas e tecnologias de governo.
Flavia Medeiros
lattes | flaviamedeirossss@gmail.com
Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora (2016) e Mestre (2012) em Antropologia, Bacharel e Licenciada (2009) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (ICHF/UFF). Realizou período de mestrado – sanduíche (2011) na Universidad de Buenos Aires (UBA) e período de doutorado – sanduíche (2015-2016) na University of California, Hastings College of the Law (UC Hastings). Entre 2017 e 2019, atuou como pesquisadora de pós doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos (NEPEAC/PROPPi/UFF), sede do Instituto Nacional de Tecnologia em Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).
Giovanna Barros Gomes
lattes | giovannabarros.gbg@gmail.com
Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC), orientada pela Profª Drª Flavia Medeiros, pesquisando o modus operandi das instituições educacionais e instituições envolvidas com educação em Florianópolis/SC. Mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada do curso de Antropologia de habilitação Bacharel na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Kellyn Gaiki Menegat
lattes | kellyngaiki@gmail.com
Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Sociologia Política pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC). Especialista em Ciências Criminais (2022) pela Faculdade CESUSC. Bacharel em Direito (2019) pela mesma Faculdade. Desde a graduação tem desenvolvido pesquisa e trabalho de campo em instituição prisional, sobretudo com a população transexual e travesti encarcerada.
Rebeca de Souza Vieira
lattes | rebecavieira96@gmail.com
Doutoranda e mestre em Antropologia Social pela UFSC, Especialista em Ciências Criminais pela UCAM, bacharel em Direito pela UNIJORGE. Articuladora da Frente Pelo Desencarceramento BA, pesquisadora da LUPA.
Vitória Frauzino
lattes | vitoriafrauzino.ufsc@gmail.com
Estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina, buscando novas oportunidades no campo de pesquisas científicas. Entre meus estudos, a área de análise de dados despertou meu interesse, por evidenciar a importância do cientista social em áreas não tão associadas à nossa profissão, mas que nos destacamos pela capacidade de agregar visões holísticas e sociais à coleta e análise de dados. Assim, em 2023, contribui com a criação da Liga Acadêmica de Ciências Sociais e Análise de Dados (LACSAD), onde atuo como Diretora Executiva na Coordenação de Admissões.
outros
Carla Villalta
conicet | carlavillalta@gmail.com
Professora do Departamento de Ciências Antropológicas da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires e Professora do Doutorado em Direitos Humanos da Universidade Nacional de Lanús, ambas na Argentina. Doutora em Antropologia Social pela UBA. Pesquisadora independente do CONICET. Co-coordenadora do Programa de Antropologia Política e Jurídica do Instituto de Ciências Antropológicas da UBA. Diretora da Equipe de Pesquisa “Burocracias, parentesco, direitos e infâncias”. Integrante do Comitê Assessor do Programa Nacional Ciência e Justiça do CONICET.
Natalia Larrea
conicet | nataliajlarrea@gmail.com
Doutoranda em Antropologia Social pela Universidad de Buenos Aires (FFyL-UBA)- bolsista do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)- Bacharel em Antropologia Social pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (FACSO-UNICEN). Pesquisadora dol Núcleo de Estudios en Antropología Jurídica (FACSO- UNICEN). Professora Auxiliar Diplomada do Departamento de Antropologia Social (FACSO-UNICEN). Pesquisa sobre processos jurídico-administrativos de implementação de medidas de abrigo e demandas de justiça de mães separadas de suas crianças.
Luciane de Oliveira Rocha
lattes | lrocha3@kennesaw.edu
É professora assistente no Departamento de Estudos Interdisciplinares na Kennesaw State University. É pesquisadora associada ao Grupo de Estudos sobre Violência na Baixada Fluminense da UFRJ e ao Grupo de pesquisa Eleko: histórias, culturas e experiências formativas, da UERJ. É doutora em Antropologia Social pela The University of Texas at Austin (2008-2014) com especialização em Antropologia da Diáspora Africana e certificação em Estudos de Gênero e da Mulher e mestre em Antropologia Social pela The University of Texas at Austin (2008-2010).
Soledad Gesteira
conicet | soledadgesteira@gmail.com
Doutora (2016) e Mestre (2013) em Antropologia Social pela Universidade de Buenos Aires, Argentina (UBA). Pesquisadora Assistente do Conselho Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Professora de seminários de graduação e pós-graduação (FFyL/ UBA) e em universidades nacionais da Argentina. Pesquisadora da equipe “Burocracias, Direitos, Parentesco e Infância” do Programa de Antropologia Política e Jurídica do Instituto de Ciências Antropológicas (FFyL/UBA). Colaboradora da Associação Abuelas de Plaza de Mayo. Atualmente é diretora do projeto (PIP-CONICET 2022-2025) “Maternidade e identidade: demandas de direitos, histórias de vida e construção de arquivos sobre o roubo de crianças na Argentina”.
Coordenadoras regionais
Bolsistas
Mariana Pitasse Fragoso
Bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento do CNPq – Nível 1A
Janaína Teresa Gentili
Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq – Nível B
Samara Costa
Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq – Nível B
Nayra de Oliveira Martins
Iniciação Científica – UFF
Yrla Rafaela Lima e Silva
Iniciação Científica – UFAL
Nicole Karen dos Santos Lima
Iniciação Científica – UFAL
Evelyn Perrucho
Iniciação Científica – UFF
Vitória Frauzino
Iniciação Científica – UFSC