Podcast da REMA retorna com novo episódio após período de férias

“Maternidades Ameaçadas” tem episódio inédito a cada 15 dias nos principais tocadores de áudio 

Depois de um período de férias, o podcast da REMA “Maternidades Ameaçadas” retornou nesta semana com um episódio inédito. Trata-se do episódio 5, chamado “Loucas demais para maternar?”, que compõe a série “Transformando causos em causas”.

Assim como no período anterior às férias, a cada 15 dias, um novo episódio entra no ar nos principais tocadores de áudio, evidenciando a recorrência da violência, do racismo e da desigualdade, mas também da potência de se unir coletivamente em causas comuns.

O novo episódio publicado nesta semana aborda os (des)encontros entre raça, maternidade e loucura a partir da reconstrução dos casos de Maria e Conceição (nomes fictícios), duas mulheres negras, socialmente lidas como loucas. Atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, elas foram impedidas de maternar seus filhos.

A narração desses dois casos de separação compulsória e destituição do poder familiar é baseada no relato de experiência de Ueslei Solaterrar enquanto profissional e gestor do CAPS III, que também serviu de base para a sua pesquisa de Doutorado. Os casos são comentados por Tamara Vicaroni, cuja pesquisa de Mestrado investiga relatos semelhantes de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que acompanharam mulheres mães que eram usuárias de serviços de saúde mental e foram separadas de seus filhos. A conversa é mediada por Laura Lowenkron, que orientou as duas pesquisas.

Ouça e compartilhe!

Imagem de capa: Divulgação/ REMA

Skip to content