REMA estreia coluna mensal de artigos sobre maternidades no Brasil de Fato
O objetivo da coluna é promover um diálogo amplo sobre o direito de maternar
Para marcar o mês das mães, a Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA) estreou uma coluna de artigos no jornal Brasil de Fato nesta semana. O espaço será abastecido mensalmente com textos que vinculam as pesquisas da rede com temas em pauta nas ruas, nas redes e no noticiário nacional.
Os artigos irão discutir a problemática central do projeto que se refere aos direitos sexuais e reprodutivos, atentando para as desigualdades de classe, raça, cultura e religião, enfocando situações que refletem sobre violências praticadas contra mulheres em suas diversas experiências de maternidades.
O objetivo da coluna é promover um diálogo amplo sobre o direito de maternar e as consequências de sua violação para mulheres, seus familiares e comunidades.
O texto de estreia foi escrito por Lucía Eilbaum, coordenadora da REMA, e Mariana Pitasse, bolsista de apoio à difusão do conhecimento da REMA/ CNPq. Intitulado “Quem tem e quem não tem o direito a ser mãe?”, o artigo se propõe a discutir essa questão, ao partir da catástrofe no Rio Grande do Sul e apresentar os eixos de pesquisa desenvolvidos pelas pesquisadoras da REMA, divididos em maternidades violadas, violentadas e destituídas.
Leia o artigo completo clicando aqui e compartilhe.
Imagem de capa: créditos da imagem
Notícia anterior