REMA indica: filmes que abordam maternidades e violências em cartaz no Festival do Rio
Confira a lista de filmes que estarão em exibição na próxima semana
O Festival do Rio traz em sua programação um conjunto de filmes que abordam as problemáticas trabalhadas pela Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA) que envolvem maternidades e violências.
Abaixo está uma seleção indicada pelas pesquisadoras da REMA que estarão em cartaz nos cinemas na próxima semana no Rio de Janeiro.
Paradeiros (Direção: Rita Piffer | 1h11)
O filme aborda a busca incansável de uma mãe pelo corpo do filho desaparecido, revelando a prática de desaparecimentos forçados e a negligência institucional no Rio de Janeiro.
A Procura de Martina (Marcia Faria | 1h30)
O filme acompanha a jornada emocional de uma viúva argentina que, enquanto luta contra o Alzheimer, busca encontrar seu neto desaparecido durante a ditadura militar, enfrentando a iminência do esquecimento.
Manas (Mariana Brennand Fortes | 1h41)
O filme retrata o amadurecimento de uma jovem em uma comunidade ribeirinha, enquanto ela confronta a violência e as restrições impostas às mulheres de sua família e sociedade.
Ainda não é amanhã (Milena Times | 1h26)
O filme aborda o dilema de uma jovem da periferia do Recife que, diante de uma gravidez indesejada, vê seus planos de ser a primeira da família a obter um diploma universitário ameaçados.
Incondicional – o Mito da Maternidade (Patricia Froes | 1h01)
O filme questiona se a maternidade é instintiva ou uma construção social, explorando temas como culpa, solidão e as contradições emocionais que cercam o período materno através de conversas entre uma diretora-mãe e outras mães.
Imagem de capa: Divulgação/ Festival do Rio
Notícia anterior