Último artigo do ano da coluna da REMA no Brasil de Fato trata sobre o papel das doulas
A coluna da REMA no Brasil de Fato é um espaço abastecido mensalmente com textos das pesquisadoras da rede
O último artigo do ano da coluna da Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA) no jornal Brasil de Fato foi publicado em 18 de dezembro, data em que é comemorado o dia da doula no Brasil. O texto intitulado “Neste 18 de dezembro perguntamos: você sabe o que é uma doula?” reflete justamente sobre o papel da doula em nossa sociedade.
Assinado pela pesquisadora Janaína Teresa Gentili F. de Araújo, o artigo é iniciado com o relato sobre um ato organizado por associações profissionais de doulas contra a decisão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro de não destinar verbas, via emenda parlamentar impositiva, para implementação do programa Toda Mulher Merece uma Doula no Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A partir daí, a pesquisadora debate sobre o ofício das doulas, dialogando com textos políticos e acadêmicos sobre a humanização do parto, o trabalho de cuidado, por meio de uma perspectiva feminista negra decolonial. Assim ratifica a importância da implementação do programa que institui o acompanhamento das doulas para mulheres grávidaz em São João de Meriti.
“O maior legado da doulagem está no conhecimento venenoso categoria analítica da indiana Veena Das pois muitas delas foram/são ao mesmo tempo vítima e testemunha das violências e dos racismos no ambiente obstétrico”, diz em trecho do texto.
Imagem de capa: Thaís Bandeira/ Comadres
Notícia anterior